SV Trip Turismo SV Trip Turismo

Plantão 24 Hs

(71) 9 8300-9338 CLARO whatsapp

Ligue-nos

(71) 3178-6671

Nosso email

receptivo@svtripturismo.com.br

Ilha De Itaparica

Descrição

Situada a 3,5 km ou a 1,8 milhas náuticas da ponta de Itaparica, a ilha do Medo é a primeira Estação Ecológica da Baía de Todos os Santos, tombada oficialmente por lei municipal em 1991.

A ilha é envolta em mistérios e lendas, a começar pelo próprio nome. Os mais velhos dizem que o lugar foi batizado assim porque ficou assombrado depois de abrigar um asilo, para onde eram levados doentes terminais de lepra e de cólera-morbo, epidemia que se abateu sobre a Bahia, em 1855. É dessa época o sítio histórico cujo prédio encontra-se, atualmente, tomado pela vegetação.

Outra lenda conta que um padre da comarca de Itaparica teria recebido dinheiro para celebrar missa e não o fez. Após sua morte, sua alma passou a residir na ilha e convidava pescadores que passavam pelo local para assistir à celebração da missa.

Outras histórias dão conta de que, quando os holandeses vieram invadir a Baía de Todos os Santos, confundiram a silhueta da ilha do Medo com a de uma nau portuguesa e bateram em retirada. Contam também que os negros faziam trabalhos de candomblé para amedrontar os brancos da região. Para afastar os negros, os jesuítas teriam colocado gatos selvagens no local. Verdade ou não, ainda hoje, a ilha do Medo, que continua desabitada, é povoada por gatos.


Galeria

Não há foto cadastrada para este destino.